É muito comum em algumas músicas, existirem acordes que não pertence ao mesmo Campo Harmônico da tonalidade que está tocando.
Isso se chama Empréstimo Modal, é onde em determinados trechos ou espaços da canção, pode-se aplicar/acrescer acordes do campo harmônico menor na resolução de um acorde que há de vir na sequência da música.
Esse empréstimo é geralmente definido entre a relação do campo harmônico maior, com o campo harmônico menor, não se tratando do relativo, mas sim da alteração da escala mesmo.
No século XIX, as músicas não tinham uma regra ou definição pra usar essa teoria na prática, já no século seguinte foi então realizado um estudo sobre isso e foi criado o Empréstimo Modal.
Para entender melhor isso e ver as possibilidades, veja o quadro abaixo.
ESCALA CAMPO HARMÔNICO MAIOR
GRAU
|
I°
|
II°
|
III°
|
IV°
|
V°
|
VI°
|
VII°
|
FUNÇÃO
|
Tônica
|
Supertônica
|
Mediante
|
SubDominante
|
Dominante
|
SuperDominante
|
Sensível
|
TENSÃO
|
T
|
9º
|
Sus4 ou 11º
|
6º ou 13º
|
7M
| ||
REGRA
|
T
|
T
|
S
|
T
|
T
|
T
|
S
|
MODOS
|
Jónio
|
Dórico
|
Frígio
|
Lídio
|
Mixolídio
|
Eólio
|
Lócrio
|
ESCALA CAMPO HARMÔNICO MENOR
GRAU
|
I°
|
II°
|
III°b
|
IV°
|
V°
|
VI°b
|
VII°b
|
FUNÇÃO
|
Tônica
|
Supertônica
|
Mediante
|
SubDominante
|
Dominante
|
SuperDominante
|
Sensível
|
TENSÃO
|
T
|
9º
|
Sus4 ou 11º
|
6º ou 13º
|
7M
| ||
REGRA
|
T
|
S
|
T
|
T
|
S
|
T
|
T
|
MODOS
|
Eólio
|
Lócrio
|
Jónio
|
Dórico
|
Frígio
|
Lídio
|
Mixolídio
|
O que faz a ligação das regiões e acordes são, a regra de tom e ciclo de quartas.
A regra de tom define a escala maior e menor e o ciclo de quarta é o que liga alguns acordes para resolvermos um acorde de preparação ou finalização.
Veja abaixo os exemplos:
GRAU
|
I°
|
II°m
|
III°m
|
IV°
|
V°
|
VI°m
|
VII°dim
|
ACORDES
|
Maior
|
Menor
|
Menor
|
Maior
|
Maior
|
Menor
|
Diminuto
|
EXEMPLO
|
C
|
Dm
|
Em
|
F
|
G
|
Am
|
Bdim
|
GRAU
|
I°
|
II°
|
III°b
|
IV°
|
V°
|
VI°b
|
VII°b
|
ACORDES
|
Menor
|
Diminuto
|
Maior
|
Menor
|
Maior
|
Maior
|
Maior
|
EXEMPLO
|
Cm
|
Ddim
|
Eb
|
Fm
|
G
|
Ab
|
Bb
|
O II°grau Bemol (Db), é usado quando vem do VI°grau Bemol (Ab), isso porque é o ciclo de quarta.
| C | F G | C | >> Substituição
| C | Fm6 Fm6/G | C |>> Substituição
|... | C | Gsus | C | >> Finalização ou Preparação
|... | C | Bb Eb Ab Db | C | >> Finalização ou Preparação com ciclo de quarta
|... | C | G Ab Bb | C | >> Finalização ou Preparação
Acordes de Substituição
Tom: C
... | F G | Em Am | Dm G | C |
E – F# - A – C F – Ab – C – D Db – F – G – A - C
... | F#m75b Fm6 | Em7 Eb795b13 | Dm7 Fm6/G | C |
Exemplo de Acordes de Passagens (Prepara o acorde seguinte com um acorde ½ tom acima), e Empréstimo Modal com campo Harmônico menor.
Professor Rogerio Galera
Nenhum comentário:
Postar um comentário