quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Aula Teclado – Empréstimo Modal


É muito comum em algumas músicas, existirem acordes que não pertence ao mesmo Campo Harmônico da tonalidade que está tocando. 

Isso se chama Empréstimo Modal, é onde em determinados trechos ou espaços da canção, pode-se aplicar/acrescer acordes do campo harmônico menor na resolução de um acorde que há de vir na sequência da música. 

Esse empréstimo é geralmente definido entre a relação do campo harmônico maior, com o campo harmônico menor, não se tratando do relativo, mas sim da alteração da escala mesmo. 

No século XIX, as músicas não tinham uma regra ou definição pra usar essa teoria na prática, já no século seguinte foi então realizado um estudo sobre isso e foi criado o Empréstimo Modal. 

Para entender melhor isso e ver as possibilidades, veja o quadro abaixo. 


ESCALA CAMPO HARMÔNICO MAIOR
GRAU
II°
III°
IV°
VI°
VII°
FUNÇÃO
Tônica
Supertônica
Mediante
SubDominante
Dominante
SuperDominante
Sensível
TENSÃO
T

Sus4 ou 11º

6º ou 13º
7M
REGRA
T
T
S
T
T
T
S
MODOS
Jónio
Dórico
Frígio
Lídio
Mixolídio
Eólio
Lócrio

ESCALA CAMPO HARMÔNICO MENOR
GRAU
II°
III°b
IV°
VI°b
VII°b
FUNÇÃO
Tônica
Supertônica
Mediante
SubDominante
Dominante
SuperDominante
Sensível
TENSÃO
T

Sus4 ou 11º

6º ou 13º
7M
REGRA
T
S
T
T
S
T
T
MODOS
Eólio
Lócrio
Jónio
Dórico
Frígio
Lídio
Mixolídio






O que faz a ligação das regiões e acordes são, a regra de tom e ciclo de quartas. 

A regra de tom define a escala maior e menor e o ciclo de quarta é o que liga alguns acordes para resolvermos um acorde de preparação ou finalização.  

 Veja abaixo os exemplos:

GRAU
II°m
III°m
IV°
VI°m
VII°dim
ACORDES
Maior
Menor
Menor
Maior
Maior
Menor
Diminuto
EXEMPLO
C
Dm
Em
F
G
Am
Bdim

GRAU
II°
III°b
IV°
VI°b
VII°b
ACORDES
Menor
Diminuto
Maior
Menor
Maior
Maior
Maior
EXEMPLO
Cm
Ddim
Eb
Fm
G
Ab
Bb

O II°grau Bemol (Db), é usado quando vem do VI°grau Bemol (Ab), isso porque é o ciclo de quarta.

|             C             |             F             G            |             C             | >> Substituição

|             C             |             Fm6       Fm6/G  |             C             |>> Substituição

|... |      C             |             Gsus      |             C             | >> Finalização ou Preparação

|... |      C             | Bb       Eb           Ab          Db          |             C             | >> Finalização ou Preparação com ciclo de quarta

|... |      C             |             G            Ab          Bb          |             C             | >> Finalização ou Preparação


Acordes de Substituição

Tom: C

... |        F             G            |             Em         Am         |             Dm         G            |             C             |


           E – F# - A – C            F – Ab – C – D                           Db – F – G – A - C                     
... |        F#m75b               Fm6       |   Em7       Eb795b13            |   Dm7      Fm6/G  |            C             |



Exemplo de Acordes de Passagens (Prepara o acorde seguinte com um acorde ½ tom acima), e Empréstimo Modal com campo Harmônico menor.


Professor Rogerio Galera

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